1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
LAEP Lambari - CPRS 07 Classe LAEP 07
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: ? ton (padrão), ? ton (carregado). Eletricidade: ? Velocidade: 30 nós. Raio
de Ação: ? Código
Internacional de Chamada: ?
H i s t ó r i c o
A LAEP Lambari - CPRS 07, é subordinada a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, operando a partir de Rio Grande. Foi construída pelo Estaleiro Itajaí, em Itajaí, SC, sendo um projeto totalmente de alumínio, concebido originalmente pelo projetista canadense Robert Allan Ltd.
2012
Na manhã de 31 de maio, saiu de Rio Grande com destino a Porto Alegre, para ser usada pela Delegacia da Capitania dos Portos nos trabalhos de fiscalização. Foi rebocada através da Lagoa dos Patos pelo NPa Babitonga – P 63.
As 21h30 em virtude da mudança repentina das condições meteorológicas com vento de sudoeste de 16 nós e águas agitadas a embarcação emborcou e afundou logo em seguida., nas proximidades do Farolete de Bujuru.
A embarcação saiu com uma tripulação de segurança, mas rebocada, pois é pequena e não tinha condições de fazer uma viagem longa sozinha. Por volta das 17h, para evitar riscos devido às condições climáticas, toda a tripulação passou para o Babitonga.
Em 1º de junho foram iniciadas as buscas pelo casco soçobrado. No dia 5 as buscas foram suspensas. Em 15 de junho as buscas foram reiniciadas contando a partir daí com profissionais e um sonar de varredora lateral (side scan), que vieram do Rio de Janeiro.
A Lambari foi localizada na tarde de 22 de junho, reflutuada e rebocada pelo Babitonga até a Estação Naval de Rio Grande para passar por uma avaliação e reparos.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Incidentes SAR do SALVAMAR SUL, Comando do 5º Distrito Naval.
- Jornal Agora - 17/06/2012 e 23/06/2012. |